Livros da Minha Vida


Livros da Minha Vida

Letra por letra, palavra por palavra, Moisés esculpiu na pedra com fé e obediência, leis divinas. 
Meu primeiro livro, foi “ A Cartilha do ABC”, era o ano de 1965, eu tinha então, 5 anos. Minha irmã estava entrando na escola, e, eu abri o maior berreiro querendo acompanhá-la.( Naquele tempo, as escolas públicas só aceitavam crianças com 7 anos, e, que tivessem algum conhecimento de leitura ) Meus pais a compraram para mim, como consolo, e acabei aprendendo a ler em casa por pura insistência.
Minha segunda grande paixão foram os gibis , os devorava, assim que chegavam. Vivia perguntando ao jornaleiro, se havia alguma novidade. Os produtos audiovisuais atuais são filhos legítimos de estórias em quadrinhos.
Mais tarde, já no ginásio, apaixonei-me por “Espumas Flutuantes” de Castro Alves, “Olhais os Lírios do  Campo” de Érico Veríssimo, e, “O Alienista” de Machado de Assis. Tão real e atual!!!
Gostava especialmente, de subir numa cadeira, e recitar o Navio Negreiro, para desespero de minha irmã, que acabava sempre dando-me uns esfregões;
 Mas, não havia jeito, deixava passar um tempo, e repetia o feito. 
A dramaticidade e verdade daqueles versos causavam-me comoção. Ainda trago na memória um trecho que repetia:
- “Albatroz! Albatroz! Águia do oceano,
Tu que dormes das nuvens entre as gazas,
Sacode as penas, Leviatã do espaço!
Albatroz! Albatroz! Dá-me essas asas ...”
Esses versos que clamam por liberdade, povoaram minha mente, tantas vezes durante minha vida.
 E, sinto que, apesar de tudo, ainda somos escravos de tantos paradigmas, preconceitos e de nossos egos confusos.
Por teimosia, sonho ver essas crianças que vagam pelas ruas, alimentadas, lavadas e sentadas num banco de escola, lendo versos tão belos e intensos, que lhes ensinem com amor e coragem, lutar  por uma sociedade mais justa.
Amar, amar e amar com todo o coração aos livros.
Um livro é muito, muito mais que um amigo.
Livro é Cultura. Livro é Pai. Livro é Pátria.
 

O Apedeuta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FEMININO DE CUPIM?

HIPOTENUSA